terça-feira, março 31, 2009

Mobile Marketing: Ainda Futuro

Na última semana participei do Mobile Marketing Forum 2009, evento organizado pela MMA (Mobile Marketing Association). O evento refletiu bem o mercado de marketing mobile: desorganizado e mau planejado.
A audiência do evento era formada basicamente por empresas do segmento e poucos clientes, ouvindo apresentações de empresas do segmento vendendo mobile marketing.
Não acrescentou muito.
A conclusão é que Mobile Marketing ainda é uma oportunidade para o futuro. O mercado mobile está confuso, sem regras bem definidas (sem polices contra spam, por exemplo), tem um "ecossistema" bem complicado com operadoras, integradores, geradores de conteúdo e tecnologia, produtores de aparelhos celulares, agências mobile e agências de comunicação ainda confundindo seus papéis.
Para complicar, e ratificar, os clientes ainda conhecem pouco sobre o mobile.
Por outro lado, querem estar presentes de alguma forma, associando sua marca à inovação e tecnologia. Mas de que forma?
Mobile Marketing não está sendo planejado da forma como deveria. Nem pelos clientes, nem pelas agências de comunicação. Salvo excessões, a estratégia mobile não é definida no início do planejamento, de forma integrada com outras mídias e sim no final:
"Pessoal, e mobile, hein? Precisamos fazer alguma coisa..."
Talvez a internet tenha passado pelo mesmo processo - não acompanhei tão de perto.
No entanto, mobile não é um copy-paste de internet. O mercado deve se organizar para mostrar aos clientes e interessados essas diferenças. Mostrar toda sua eficiência na mensuração de resultados, seu poder de costumização, de poder falar one-to-one, de cobertura (são 140 milhões de celulares no Brasil) e dos diversos formatos e tecnologias possíveis.
O mercado deve poder vender mobile de forma planejada e consistente.
O evento me ajudou nesta reflexão.
Ou começamos a mudar este cenário, ou tudo não passará de belas apresentações em Power Point, mostrando tendências e carregaremos sempre a certeza que todo ano "será o ano de mobile".
Para não perder a viagem segue mais uma apresentação sobre tendências em mobile. Esta focada em Mobile Advertising.

Um comentário:

Rodrigo Braga disse...

Ale,
Eu acompanhei de perto o que foi a internet para o mercado em seus primeiros anos, e por incrível que pareça não há tantas semelhanças com o mercado de mobile, a grande diferença como você bem sitou está no confuso "ecosistema" de mobile, na internet tudo era mais fácil, você tinha o cliente, a idéia e o desenvolvedor. Não quero dizer que isto era simples, na verdade era também um mar de problemas, mesmo assim era infinitamente melhor que o atual mercado de mobile. Se você tinha o conhecimento da tecnologia e uma boa idéia, o limite era o céu, você não precisava de mais nada, a internet era livre e de todos, como ainda é nos dias de hoje, já o mercado de mobile, nem eu que estou há 3 anos nisso entendo direito como funciona, imagine o cliente!
Eu admiro os esforços das associações e desses encontros, mas para mim só há um grupo de empresas que podem realmente alavancar e criar um mercado mais claro, competitivo e saudável, as operadoras. Enquanto as operadoras não entenderem que o papel delas é semelhante à de um provedor de acesso na internet, tudo continuará como dantes no quartel de abrantes.
Abs,
Rodrigo Braga
Parabéns pelo blog

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