sábado, abril 11, 2009

Marcas antigas e marcas velhas

Faz um bom tempo que Levi's deixou de ser desejada pelos jovens. O que aconteceu com
a marca que por muito tempo foi sinônimo da rebeldia e ruptura jovem e era um ícone de várias gerações?
Levi's perdeu a continuidade na sua estratégia de comunicação e não soube acompanhar as mudanças que estamos vivendo. Aos poucos, foi se afastando dos seus jovens consumidores, vivendo apenas de uma imagem criada tempos atrás.
Seu público envelheceu. Sua marca também. E ninguém quer envelhecer, principalmete no mercado da moda. Pode até ser uma marca antiga, com tradição e status.
Velha, jamais.
Levi's envelheceu.
Para recuperar o tempo passado, foi anunciado no início deste mês o capítulo nacional de sua iniciativa global entitulada "Unbuttoned". Pela primeira vez, ao invés de simplesmente nacionalizar sua campanha, a marca teve autonomia local para desenvolver sua estratégia.
Desta forma, focou seu investimento na web, produzindo hotsites e vídeos com o tema "Inspiração".
"Um casal famoso em Marrakech" é o primeiro vídeo sobre o tema.



A campanha tem um forte conceito e foi produzida por profissionais que conhecem bem o ambiente e a linguagem web.
Será o bastante?

Neste mercado seus concorrentes já vem desenvolvendo um longo trabalho.

Converse All Star que também é uma marca centenária, conseguiu se manter viva entre os jovens. Aqui no Brasil, um dos exemplos de como a marca consegue se relacionar de forma relevante com seus consumidores é o seu blog "Conversation".

O blog fala de forma natural sobre cultura, música, comportamento, arte e claro, lançamentos e promoções da marca. O Twitter é outra ferramenta utilizada para divulgar tanto o blog quanto suas novidades.

Já a Diesel ocupa o espaço aspiracional que Levi's ocupava décadas atrás. Com um posicionamento voltado para a exclusividade e status (suas calças não saem por menos de R$2.000), a marca vem ganhando força entre os jovens brasileiros. O país tem importância estratégica para a marca e fez parte das comemorações de 30 anos da marca realizada no final do ano passado. Realizada em mais de 17 cidades ao redor do mundo, a festa batizada de "XXX" contou com uma boa estratégia de divulgação. O vídeo que divulgava o evento se tornou um viral e foi amplamente divulgado em blogs e também pelo Twitter.



Consistência é a palavra chave para a Levi's. Não é possível criar nada na cabeça do consumidor moderno sem estar presente na sua vida de forma constante e natural. Basta ter um olhar mais amplo no que está acontecendo a nossa volta.
Se a marca não olhar, certamente o consumidor irá.

Atualizando: Não poderia deixar de fora o novo vídeo da Adidas celebrando a originalidade de sua marca. Com direito a uma paródia dos Simpsons.

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