terça-feira, maio 26, 2009

Empreender: Não fomos educados para isso

A crise nos EUA está cada vez mais viva no dia a dia dos americanos. Eles estão vivendo uma situação em que muitos estão ficando sem emprego e por mais capacitado que o (des)empregado seja, se recolocar está muito difícil.

A Grasshoper incentiva o empreendorismo dos americanos através deste vídeo. Utilizando mensagens como "empreendedores são aqueles que mudam nossa forma de pensar no que é possível", ou "o período de turbulência cria oportunidades para o sucesso", enfim, o vídeo passa uma mensagem de otimismo, estimulando cada um a acreditar no seu poder de reverter esta situação e fazer um mundo melhor.



A minha geração não cresceu com essa visão empreendedora. Nossa educação foi, de uma forma geral, nos conduzindo para procurarmos por lugares seguros. A geração responsável pela nossa educação acreditava claramente em conseguir "um emprego para toda vida". Com essa verdade na cabeça, para que empreender?

Empreender exige um exercício metal e de auto controle para não deixar que o medo de arriscar paralize nossas iniciativas. Temos que acreditar em nossas idéias e em desenvolvermos a habilidade de convencer várias pessoas que a nossa idéia vale apena.
Empreendorismo não faz parte do currículo escolar. Grande parte de nossos professores não fazem idéia de como nos estimular a empreender.

Crescemos desta forma e entramos no mercado de trabalho do mesmo jeito.

A consequência:
A falta de empreendorismo nas empresas e em suas marcas.

Hoje vale mais "não errar por não arriscar" do que "errar por ter tentado". Muitos gerentes de marketing não tem espaço, nem o perfil, para propor iniciativas realmente inovadoras. A responsabilidade sobre a tomada de decisão é "dividida com a equipe", onde as idéias MORNAS são aprovadas pela maioria. Poucas idéias realmente QUENTES passaram por este processo decisório.
Assim, assistimos grandes marcas encolherem atrás de pequenos gerentes inocentes.

Veja também TED Talks com Seth Godin: A força das Tribos para mudar o mundo

2 comentários:

Patrick DS disse...

Concordo muito com o que você falou. Não estamos preparados para empreender porque não fomos educados para isso.
Primeiro eu considero que a insegurança econômica também é um fator de peso que influênciou esse fraca cultura de buscar inovação e arriscar com novas propostas. Mas acredito que isso está mudando aos poucos.
Morei 2 anos em um país onde os cursos de tecnologia, comunicação e até a escola são responsáveis por formar empreendedores. Faz parte da grade curricular de uma forma ou de outra. É Fantástico e muitos jovens saem da graduação com projetos, empresas ou em incubadoras.
Além disso a facilidade de se abrir uma empresa e a simplicidade de se entender o sistema financeiro e burocrático são dois fatores essenciais e estimulantes.
Curti o seu blog. Bem bacana. ;)
Patrickds

Eris Oliveira disse...

Cara seu blog é muito legal, li vários posts após receber o seu link pelo twitter. Já ta aqui na minha lista de blogs interessantes! abs! ah vc é da FutureGroup?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash