
Estive hoje na FAAP para participar do EBP2009 (Encontro de Blogueiros Publicitários). Tinha de tudo no evento: Marcelo Tas, blogueiros consagrados, blogueiros anônimos como eu e até quem não sabia como usar o Twitter. Foi uma boa mistura.
Com o tema "Tendências da Comunicação vs Tendências dos Consumidores" os blogueiros estavam lá em busca de novidades e de troca de experiências, aliás em busca de novos pontos de vistas sobre tudo que eles conhecem.
Todos os convidados que levaram apresentações, seja com vídeos ou com cases, avisaram antes que aquilo não seria novidade e que muitos já teriam visto ou comentado em seus blogs. Essa era a mais pura verdade. Colocar vários cases vencedores de Cannes não seria algo novo para este público. Eles queriam uma nova perspectiva, um novo ponto de vista diferente dos seus blogs.
O painel que discutiu Inovação ("O que representa inovação") teve dificuldade em definir o que é realmente inovador e como desenvolver campanhas inovadoras, até porque esta resposta é uma missão quase impossível em uma mesa redonda.
De uma maneira geral as melhores apresentações foram dos Marcelos:
- Marcelo Tas, com sua visão da "Comunicação Ontem e Hoje";
- Marcelo Douek (Lukso Story & Strategy), que apresentou de forma sintética suas considerações sobre Estratégia de Branding;
- Marcelo Magalhães (VP de Planejamento Ogilvy), com diversas referências internacionais (algumas delas já conhecidas, é verdade).
*Não consegui assistir a última da Agenciaclick.
Nos próximos dias vou postar sobre estas apresentações.
O evento mostrou que os blogueiros quando saem detrás das teclas são tímidos, que inovação é difícil de se chegar a um acordo e que um blog para ser interessante, assim como uma marca de produto, tem que gerar conteúdo proprietário, tem que ter um ponto de vista particular, ser menos "copy/paste" de cases interessantes, enfim tem que ser ORIGINAL.
Um comentário:
Hum, interessante sua visão. Compartilho com vc em alguns pontos.
Me preocupa esse ponto que vc tocou: "todos avisaram antes que aquilo não seria novidade".
Parece que todo mundo concordou no quesito: blogueiros na vida real são tímidos. rs!
Vê o meu texto também.
Postar um comentário