quarta-feira, novembro 25, 2009

Novos caminhos para a indústria da música - parte II

No início de setembro escrevi sobre novos caminhos para o mercado de música. Este é um novo exemplo que serve também para as marcas que precisam se relacionar de uma forma cada vez mais próxima com seu consumidor.
Os aplicativos para redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço e importância como ferramenta de entretenimento e como consequência uma oportunidade de relacionamento com consumidores.
É fato que tudo que gira em torno do negócio da música, como merchandising, ingressos e a própria música, tem um ticket médio baixo. Para ser um negócio rentável, o artista precisa ter muitos fãs consumindo sua música. Apesar de óbvio, este é um grande (se não o maior) desafio para qualquer banda.



O grupo Chester French desenvolveu um aplicativo para seu perfil no Facebook onde incentiva seus fãs a divulgar a banda, recebendo pontos em troca. O formato deveria ser simples de entender e participar. Assim foi feito: quanto maior a divulgação, os fãs ganham mais pontos e trocam por prêmios que incluem música, camisetas e outros itens.



Outro ponto importante considerado pela banda ao desenvolver o aplicativo, foi ter acesso às informações de seus fãs e, a partir delas, desenvolver novas iniciativas.

Neste vídeo o líder da banda conta as razões que levaram o Chester French a desenvolver este aplicativo, em uma rara demonstração de consiciência de como atingir seu público e de como seu mercado está caminhando.

Chester French: A Rock Band on Salesforce.com from ReadWriteWeb on Vimeo.



Quando uma banda de rock tem a iniciativa de desenvolver um aplicativo de Facebook para se relacionar melhor com seus fãs, gerando novas formas de receita adicional ao seu negócio, as marcas devem olhar com bastante atenção para este novo caminho e sua rápida cobertura junto aos seus consumidores.

via ReadWriteweb.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash