terça-feira, março 30, 2010
Aplicativos Móveis I Artigo
Estamos presenciando em um curto espaço de tempo a inclusão do mundo digital, antes restrito aos computadores, para dentro dos celulares. Nos mantemos informados, pesquisamos sobre um novo restaurante, ouvimos música e trocamos mensagens e e-mails.
Os smartphones estão crescendo, saindo do meio empresarial e atingindo a grande massa de consumidores. Um dos grandes responsáveis por esta mudança é a evolução dos aplicativos para celular, que estão mudando a forma como as pessoas estão utilizando seus aparelhos.
Há dois anos, o mercado de aplicativos era inexistente. Hoje, no Brasil, o envolvimento direto com o público por meio da tecnologia móvel e de conteúdos adequados a cada perfil torna-se cada vez mais forte.
Esta é uma grande oportunidade para as marcas criarem algo realmente novo. Muitas delas já descobriram como transformar seu produto em serviço, através de seus aplicativos.
Como o celular é o equipamento mais pessoal e próximo do consumidor, este dispositivo tem grande força nas campanhas de ativação de marca. Os aplicativos vão além de entretenimento, sendo uma nova forma de relacionamento com os públicos alvo.
O número de pessoas que possuem celulares compatíveis com esse tipo de software está cresce em ritmo acelerado. Só na Apple Store já estão disponíveis mais de 100 mil aplicativos diferentes.
Esta rápida mudança fez com que marcas e agências de Mobile Marketing se deparassem com um grande desafio de estabelecer um relacionamento duradouro, direto e pessoal com os consumidores.
Para uma aproximação efetiva, as empresas devem oferecer conteúdo interessante para o consumidor, proporcionando serviço ou entretenimento direto no celular, incluindo a marca de maneira natural neste ambiente.
O aplicativo "Nestlé Receitas" desenvolvido para iPhone, por exemplo, trabalha com informações de grande utilidade para o usuário, ao passo que a ferramenta dá acesso de forma dinâmica a um extenso número de receitas.
As pessoas começam a criar novos hábitos a partir da utilização de aplicativos. Certos softwares já conseguem identificar onde você está e fornecem informações sobre os arredores, como localizações. São pequenos serviços úteis que facilitam a rotina ou criam um entretenimento para seus usuários.
Além de interativos, tais aplicativos possibilitam respostas imediatas, auxiliando as empresas a entenderem melhor seus consumidores. O uso desses programas traz diversas informações sobre o comportamento do usuário e o perfil de interação com os aplicativos.
A utilização dessa ferramenta cresce e se fortalece rapidamente. O desafio das marcas e das agências agora é desenvolver estratégias de ativação, integrando as fortalezas do Mobile Marketing com este novo cenário de relacionamento com os consumidores.
Tudo isso, sem abrir mão de uma forte ideia criativa, um bom conceito de campanha e de uma execução impecável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário