quinta-feira, janeiro 13, 2011

Track & Field e o desafio brasileiro no varejo americano NRF2011

O fato da Track & Field ter virado um case para o varejo americano estudar não só durante o evento mas incluí-los na sua visita técnica, mostra a importância e o interesse que o Brasil desperta no exterior.

Por que seria interessante visitar em Nova York uma loja que cruzamos todos os dias na hora do nosso almoço nos shoppings brasileiros? Justamente para entender o ponto de vista dos americanos no que foi desenvolvido por Frederico Wagner, co-fundador da Track & Field.

Um ano atrás quando a loja abriu, a empresa havia desenhado duas famílias de linhas específicas para o mercado americano, mas que se mostraram ineficientes. Frederico entendeu que para se estabalecer no mercado americano o foco deveria ser na arquitetura e no design da loja, com as peças e coleções brasileiras de qualidade.

Em uma loja de apenas 150m2, foi desenvolvido cápsulas que armazenam as peças de roupa e levam o estoque do fundo para frente da loja. Visualmente é impactante e com uma função prática. A decoração da loja é composta por essa parede repletas de cápsulas que ajudam os vendedores a acessarem rapidamente todas as variedades de peças disponíveis. A empresa está estudando como viabilizar essa idéia no Brasil, porém pela grande quantidade de lojas, o principal desafio é tornar o custo de implementação/manipulação de cada cápsula rentável.

O teto espelhado também ajudou a aumentar o espaço da loja e o video wall é outra atração da loja. O telão passa em looping um vídeo de 25 minutos de imagens captadas no Central Park e no River Side Park para fazer com quem entrasse na loja se sentisse no ambiente ideal para praticar sua corrida.

A loja foi montada com a participação de fornecedores da China, da Alemanha e claro, do Brasil. Sempre com o cuidado com o meio ambiente utilizando materiais biodegradáveis e não agressivo ao meio ambiente.

Frederico ainda defende o ponto de que o produto vendido tem que ter qualidade e tem que entregar o que é prometido no ambiente da loja. Fato inquestionável por todos que visitam a loja.

De fato este é um case para acompanharmos de perto, para entender como nos posicionamos no exterior e como o americano avalia nossa atuação. Pelo desempenho nos últimos 12 meses, a Track & Field está tendo sucesso neste desafio.

Veja o set com fotos da loja:

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