segunda-feira, setembro 24, 2012

ON X OFF: A ideia, o conhecimento e o resultado I Artigo

Artigo publicado no site do Proxxima (20 de setembro 2012)

Muitas empresas e agências planejam suas campanhas colocando seus consumidores nas caixas: ON e OFF. Definitivamente essas caixas não existem. O que encontramos são consumidores que têm, cada vez mais, acesso às informações, para formar e mudar de opinião tão rapidamente quanto os rótulos criados pelos marqueteiros.

Seja em casa, no trabalho, no ônibus, na fila do banco ou fazendo as unhas, as pessoas estão consumindo conteúdo. Para que isso aconteça de forma mais eficiente, ou da maneira que desejamos, o planejamento deve partir de uma grande ideia. Essa ideia não deve ser ON ou OFF, ela deve ter a força para percorrer, sem perder sua essência, por todos os momentos da vida do consumidor.

Neste cenário, onde a ideia é a base de tudo, o mercado de comunicação vive um momento único. Os clientes estão buscando as melhores ideais e elas podem vir das agências de comunicação, das digitais, das mobile e das agências de ativação de marca. Não existe uma regra de onde possa surgir a grande ideia. A busca pelo insight deve ser a mola propulsora de qualquer negócio de comunicação para, em seguida, com um profundo conhecimento sobre seu consumidor, analisar e definir quando, como e onde iremos chegar até o nosso público. Com a campanha integrada em andamento, todos os KPI’s (métricas) serão utilizados para medir o retorno e realizar os ajustes necessários.

A forma de consumo de conteúdo passa cada vez mais por todas as telas e dispositivos disponíveis. A TV já se digitalizou a partir do momento que seu conteúdo trafega livremente pelas redes sociais, através de tablets, celulares, computadores e até, quem diria, nos bares, salões de beleza e nas rodas de amigos.

O consumidor não pensa se ele está digital ou não. Ele apenas consome o conteúdo da forma mais fácil que ele encontrar. A tendência é que cada vez mais a internet desapareça e as coisas simplesmente funcionem de forma intuitiva, fortalecendo a relação entre as marcas e consumidores. Neste processo o consumo será mais natural e a mudança de hábitos, mais rápida. Quanto mais inserido nos seus interesses, mais pertinentes forem as mensagens, mais adequado for o momento e a forma de contato, maior será a eficiência da sua ideia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash