segunda-feira, agosto 17, 2015

Inovação, Marketing e Branding – conjugue corretamente

Nos dias de hoje, executivos e empresários se deparam com algumas palavras-chave quando desenvolvem a estratégia de suas marcas e negócios. O tripé INOVAÇÃO, MARKETING e BRANDING se apresenta, mais do que nunca, fundamental para a sobrevivência das marcas. EFICIÊNCIA e PRODUTIVIDADE é o mantra mais repetido visando melhorar sua competitividade em um mercado cada vez mais complexo como estamos vivendo atualmente. Porém, uma forte estratégia necessita de TEMPO e INVESTIMENTO para serem implementadas com sucesso.
É possível conjugar todas essas palavras dentro de uma mesma empresa? Os exemplos abaixo mostram que sim.

Com a constante mudança do mercado, dos interesses e dos hábitos dos consumidores, as marcas devem desafiar o status quo, inovando e desenvolvendo novos conceitos.

Existem vários objetivos estratégicos que reforçam a importância de se inovar:
  •        Acelerar o crescimento
  •        Reduzir barreiras de consumo
  •        Criar valor
  •        Melhorar a rentabilidade
  •        Ampliar a base de consumidores
  •        Desenvolver vantagens competitivas
  •        Estimular novas ocasiões de consumo



Ipiranga
A busca por inovação estimula o desenvolvimento de novos modelos de negócio e outros nem tão novos assim, a partir do pensamento inovador estão revendo seus formatos e agregando serviços que transformam seus negócios. A Ipiranga vem há anos construindo sua estratégia combinando o fortalecimento de uma das marcas brasileiras mais consistentes, com o desenvolvimento de novos serviços em seus postos de gasolina gerando valor ao seu negócio. Com o passar dos anos, o combustível se tornou um commodity com baixa diferenciação. A empresa inovou ao agregar novos produtos e serviços aos seus postos como JetOil, ConectCar ao seu portfólio, ampliou os serviços oferecidos em sua rede de lojas de conveniência AM/PM e fortaleceu seu programa de relacionamento, o KM de Vantagens, se tornando um dos maiores cases de programa de relacionamento do Brasil. Tudo isso embaixo de um guarda chuva de comunicação vencedor que fortaleceu sua marca e consolidou o “Pergunta lá no Posto Ipiranga” como a tradução de toda a estratégia de negócio.

Mondelez
Em empresas de produtos de consumo, com marcas centenárias, a busca por inovação passa pelo fortalecimento de seu portfólio através da análise do comportamento do consumidor e da avaliação do papel que suas marcas desempenham na vida de cada um de nós. Mais do que belos discursos de comunicação, os consumidores buscam uma conexão emocional com as marcas. A eficiência na construção de suas marcas em diferentes categorias de produtos de consumo, expõe a Modelez com um dos melhores exemplos de como desenvolver uma forte estratégia de marcas, inovando no posicionamento de seus produtos tradicionais. Exemplo recente foi o esforço desenvolvido para suportar o novo posicionamento do tradicional bombom Sonho de Valsa. A marca que sempre falou de romance, recentemente lançou a campanha “Pense Menos, Ame mais”. Este novo posicionamento ajudou a rejuvenecer a marca, expondo a sua opinião, dando assim, maior relevância junto aos consumidores.

Coca Cola
A rapidez e a agilidade que uma start up tem é algo que todas as grandes corporações buscam, mas que devido ao tamanho de sua estrutura e seus processos, muitas das vezes, a proposta não passa de uma apresentação no Power Point. O tempo médio de uma ideia inovadora se transformar em um grande negócio gira em torno de 10 anos, e muitas das vezes o executivo que iniciou o processo não está mais no cargo ou na própria empresa. Como ser mais eficiente neste processo de inovação? A Coca Cola Company respondeu essa pergunta em 2007 quando criou nos Estados Unidos a divisão VEB (Venture & Emerging Brands), com uma missão ambiciosa: indentificar e construir a próxima geração de marcas de um bilhão de dólares da companhia. Ter em seu processo de inovação a resiliência necessária à exposição ao risco, a agilidade na tomada de decisão e a atenção no que acontece ao seu redor, fez com que a divisão da Coca Cola, se tornasse responsável por lançamentos de produtos que cresceram 400% em vendas nos últimos 6 anos. Produtos como Honest Tea, Core Power, Illy Issimo, Zico, Fuse, and NOS são marcas de empresas adquiridas pela Coca Cola, em parceria ou desenvolvidas internamente. A Honest Tea por exemplo, cresceu suas vendas de U$25 milhões quando foi adquirida em 2006 para U$100milhões, seis anos mais tarde.


Esses três cases farão parte do painel “Inovação, Marketing e Branding - as últimas ideias e conceitos inovadores que conduzem à mudança.” que estarei conduzindo no dia 25 de agosto com os executivos destas empresas no LATAM Retail Show.



O LATAM Retail Show acontecerá entre os dias 24 e 27 de Agosto, no Expo Center Norte com mais de 130 palestras, 25 delas internacionais, com alguns dos principais líderes do Varejo, Franquia e Shopping Centers, e na área de exposições de instalações, equipamentos, serviços e tecnologia para esses setores, será apresentada a Omniera – A loja do futuro, que trará uma concepção inovadora de integração de pessoas com tecnologia para maximizar a experiência do consumidor.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash