Estamos vivendo uma Era de mudanças sem precedentes impulsionadas pela inteligência artificial. Os últimos 5 anos foram especialmente desafiantes - não apenas com mudanças rápidas comportamento do consumidor e cada vez mais altas expectativas do shopper, mas também o impacto da pandemia em toda as relações de consumo. Para permanecerem relevantes e impulsionarem o crescimento dos negócios, as marcas precisam focar em cultivar sua influência com seus clientes. Esse foi o recado de David Roth, da WPP , na sua apresentação na APAS SHOW.
Roth destacou que, com a transformação tecnológica das indústrias, a maior parte do valor corporativo agora está nos ativos intangíveis, como as marcas, e não mais em ativos físicos. Para maximizar o retorno dos acionistas, é fundamental priorizar a construção da influência da marca através de narrativas emocionais e conexões autênticas com os consumidores.
Lições que tirei da apresentação:
1. A influência da marca se traduz diretamente em valor para o negócio. As marcas mais influentes apresentam 2 a 3 vezes mais recorrência de compra, preferência e cria embaixadores da marca.
2. As lojas são mais do que apenas pontos de vendas - elas são plataformas de mídia e a criatividade tem um valor mensurável quando se trata de influência. As tecnologias emergentes abrem novas oportunidades de Retail Media, como o uso de telas nas lojas e sinalização digital para contar histórias. Os varejistas podem usar essas ferramentas para criar narrativas de marca que engajem emocionalmente os clientes enquanto eles navegam pelos corredores.
3. A IA será libertadora, não limitadora. Embora disruptiva, a inteligência artificial abre oportunidades para personalizar experiências e comunicar mensagens de marca de maneira mais eficaz do que nunca. Tanto no online como nas lojas e no relacionamento offline.
4. Marcas orientadas por valores prosperam. À medida que as compras se tornam uma expressão de identidade, as marcas influentes devem ter uma empatia profunda pelo que move as pessoas e se alinhar autenticamente com os ideais dos consumidores.
À medida que as jornadas dos consumidores se tornam mais integradas entre os mundos físico e digital, as marcas influentes podem criar experiências harmoniosas em todos os pontos de contato. Aqueles que realmente entenderem o que move as pessoas e o que impacta a jornada de seus clientes, estarão mais bem posicionados para moldar comportamentos e transformar mercados no futuro do varejo impulsionado pela IA.
Artigo publicado originalmente no Mundo do Marketing
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