terça-feira, outubro 11, 2011

QR Codes para cumprir tabela

Cada vez mais, tenho visto anúncios de revista com um QR Code em seu rodapé. Invariavelmente com a mensagem: “baixe um leitor de QR code em seu celular, fotografe o código e acesse nosso conteúdo”. Não é mais fácil acessar um mobile site? Ou entrar direto no You Tube?


A tecnologia que funciona, é aquela que encurta seu caminho e torna sua vida mais prática, que com um clique ou um toque, te dá acesso ao conteúdo que você tem interesse.
O caminho que, hoje o QR Code percorre para ser útil é longo. Principalmente o primeiro passo que é baixar o leitor. Eu acredito que o QR code será uma ferramenta realmente útil quando a camera do celular já tiver a função de leitor (foto, vídeo ou leitor), quando já for parte do software e tiver uma capilaridade que se justifique.
No entanto, estamos passando por um período na comunicação em que tudo vale a pena testar. O custo de desenvolver um QR Code é relativamente baixo. As agências de comunicação e, principalmente, as agências ditas digitais adoram colocar uma “integração” mobile. Para o cliente essa integração ajuda a posicionar a marca como moderna e conectada.
Desta forma, fica bom pra todo mundo: agência, com um case de integração e cliente, com um produto moderno. Mas e o consumidor? Ele baixou o leitor? Ele acessou o conteúdo? Não tenho os números, mas tenho a percepção que poucos foram aqueles que percorreram esse caminho.
Minhas dúvidas sobre essa ferramenta continuarão a existir enquanto os objetivos forem somente para cumprir tabela e massagear o ego das agências e clientes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash