Para minha surpresa a capa da Wired Magazine deste mês é "Free! Why $0.00 is the future of business".
O editor chefe da revista, Chris Anderson, escreve os grandes modelos de negócios baseados em oferta gratuita de seus serviços. Desde Google, Yahoo e outras empresas digitais que oferecem serviços, softwares e facilidades gratuitas, passando pela estratégia da Gillette para incentivar o uso de suas lâminas, Andreson cita vários exemplos:
- como uma viagem aérea pode ser de graça (caso da Ryanair),
- como um CD pode ser de graça (lançamento do Price com CD encartado no Daily Mirror de Londres, mas poderia ser também o case de Radiohead aqui)
- como pode um DVR (digital video recorder) ser de graça (caso da Comcast)
- como um serviço de informações por telefone pode ser graça (ATT vs Google)
Enfim, uma série de serviços e negócios validando a tendência de "Tudo (quase) de graça" descrita mais abaixo.
Na versão para a Internet conta ainda com um bom vídeo de Chris Anderson falando sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário