sábado, novembro 15, 2008

In Store Marketing Expo I Using Shopper Insights to Turn Combatants into Collaborators

Hoje cedo participei do seminário “ Using Shopper Insights to Turn Combatants into Collaborators”, apresentado por David Ciancio, Vice President, Loyalty Marketing do Kroger (rede de supermercados) e Vitor Bellino, Associate Director, Customer Business Development da Procter & Gamble.
Tinha um interesse especial nesta palestra por se tratar de um assunto que faz parte do meu dia a dia e um dos palestrantes ser um executivo da P&G, cliente da Future Group.
Os palestrantes abordaram de uma forma bem descontraída uma relação que nem sempre é amigável (Varejo e Empresas), mas neste caso existia um objetivo em comum: Crescer seus negócios.
Os dois lados trabalharam de forma a colocar o consumidor no centro do planejamento estratégico. Aliás, este é um tópico abordado em todas as palestras. Um lado abriu mão do objetivo direto de crescer suas marcas somente via market share e o outro lado, de melhorar seu crescimento das margens e simplificar suas operações.

Para executar o conceito de “O consumidor é o chefe”, foi preciso entender o consumidor de uma forma mais profunda. A partir de uma série de pesquisas desenvolvidas em conjunto, foi possível “ouvir as vozes dos consumidores enquanto faziam suas compras”. Através dos insights das pesquisas, as duas partes colocaram em prática seu planejamento.
Resultado: Melhor adequação do portfolio ofertado, passando por uma drástica redução de produtos ofertados, melhoria na percepção do consumidor do serviço ofertado e o melhor: crescimento consistente e de forma lucrativa de ambos os negócios.
O assunto desta palestra me fez entender e conhecer um pouco mais sobre forma que a P&G pensa globalmente e de que como poderemos colocar em prática em nosso mercado brasileiro.

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