Este é um post atrasado. Viajei no final do ano passado para Las Vegas para participar do In Store Marketing Expo (todos os posts aqui) e pedi para o Junior que fizesse também um post sobre uma das palestras que assistimos. Apesar de atrasado, o post continua atual.
Consumer 1st Place
Sou apaixonado pelo que faço, apesar de minha formação em Publicidade foi o Marketing Promocional que minhas atenções ficaram voltadas, ele mesmo que por muitos anos foi considerado apenas uma opção tática.
Uma das coisas que mais encanta nessa área é que você está o tempo todo em contato com o consumidor, onde os seus resultados são planejados e criados no instante em que o consumidor vive a experiência que sua ação está propondo. São sempre atividades pensadas em que o consumidor é o centro da ação, na realidade nós só conseguimos planejar ações realmente relevantes quando incluimos o “shopper” no centro da estratégia.
Hoje aqui no “Las Vegas Canvention Center”, na primeira palestra do dia, descobri que esse pensamento, que sempre esteve presente no meu dia a dia, também está sendo usado na relação entre as grandes corporações e seus consumidores. O case mais interessante que vi aqui em LA é também o mais simples, mas demonstra o verdadeiro comprometimento da marca com o “shopper”.
A Coca Cola Company, dona da Minute Maid, está realmente engajada com os conceitos de “shopper marketing”. Depois de várias pesquisas realizadas com donas de casa e seus filhos, por exemplo, chegou-se a um insight interessante: estas consumidoras não estavam satisfeitas com a maneira como o Minute Maid “single serve” estava sendo vendido, pois este produto era ofertado na lojas em packs com quatro unidades e como eram muito utilizados pelas próprias mães para compor o lanche da escola de seus filhos as unidades não atendiam as necessidades da semana, uma vez que seria necessário cinco tabletes para compar os cinco dias das semana. Por conta disso, o time de “Shopper Marketing” da Coca Cola Company propôs as alterações ao time da marca, e este produto passou a ser ofertado em embalagem com 5 unidades, além de conquistar de uma vez por todas a simpatia das consumidoras as vendas comprovadamente cresceram cerca de 6%.
Outro case muito bom que pude conferir foi o de “collaboration marketing” entre P&G e Kroger (rede de supermercados), juntas essas empresas estão compartilhando dados e criando estratégias para efetivamente colocar o “shopper” no centro da estratégia.
Ações como estas mostram que não só o consumidor tem sempre razão, como o “Shopper” deve ser sempre o centro de nossas estratégias!
Las Vegas, 14 de novembro de 2008
Edson Cabrera Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário