
Em entrevista à Revista Veja desta semana (Páginas Amarelas), Maurício de Souza, comenta sobre o novo momento da Turma da Mônica, agora em versão jovem. Em sua entrevista, o pai da Mônica mostrou uma clara visão do mundo infantil moderno e a sinalizou algo que muitos institutos de pesquisas e caçadores de tendência apontam:
A extraordinária e rápida mudança do perfil do público infantil.
A infância cada vez mais curta (que deixa de ler seus gibis aos 7 anos), o fato de crianças de 10 anos já se assumirem como jovens e com "vontades diferentes daquelas que havia quando a Mônica foi publicada pela primeira vez", foram as transformações responsáveis pelo "envelhecimento" da Turminha.
Seu depoimento é muito interessante por ratificar, de forma clara, o que já vivo em meu dia a dia: meus filhos hoje com 8 e 4 anos, se interessam pelos gibis da Mônica. Meu filho mais novo por exemplo, mesmo não sabendo ler, já se diverte com as trapalhadas do Cascão e também como todas as crianças da sua idade, gosta ainda de jogar video game, brincar na internet, assistir os canais de TV infantis, colecionar tudo o que aparece pela frente e adoram jogar bola. Como disse em sua entrevista "eles fazem tudo ao mesmo tempo e não se queixam".
Hoje, quando empresas como a Nestlé, se mostram mais preocupadas e responsáveis no conteúdo e no formato de comunicação para esse público, canais de TV como Nickelodeon desenvolvem uma série de pesquisas sobre o tema, reforçam o que Maurício de Souza coloca com clareza: "É preciso parar de tratar as crianças como seres inferiores, sem senso crítico, sem experiência de vida. Não é preciso censurar, apenas deve-se tomar cuidado para se usar a linguagem correta."
Vejam a entrevista completa aqui.
2 comentários:
olá Alexandre!
Obrigada pela visita, e pelo comentário.
Então, conheci esse mundo da publicidade pelos blogs. Primeiro pelo Junior, que falou um pouquinho, e ele faz tudo parecer incrível.
Aí começei a acompanhar seu blog, e tbm o site da agência, essas coisas... e sabe quando dá aquela vontade de querer saber mais, participar, idéias vão surgindo, e nossa, isso é muito legal.
Tudo o que vc quiser dizer, sobre seu trabalho, como funciona, enfim, esse mundo da publicidade, eu vou adorar saber. Tenho alguns meses pra decidir se vou mesmo fazer isso, até julho, mas é muito provável que sim, estou super empolgada! Até já deixei psicologia de lado. E realmente é um mundo louco. Os publicitários que conheci até hoje são meio doidos... rsrsrs
beijos
Cara, eu vi a entrevista do MS no Altas Horas ha alguns sabados atras, foi exatamente sobre esse assunto e ainda mais detalhado. Fiquei surpreso com o senso de atualidade dele. Talvez ache no youtube.
Postar um comentário