Cadeirudo. Era assim que um vendedor chamava “os caras do marketing” em umas das empresas que trabalhei. Fora a brincadeira, o termo “Cadeirudo” traduz muita coisa.
Muitos gestores de marcas, incluindo nesta lista estagiários, gerentes e diretores, desenvolvem suas carreiras, pensam em suas estratégias e fazem o briefing para suas agências sem sair de suas cadeiras. O mundo gira em torno de sua marca e seu produto é o mais importante da prateleira do supermercado.
O conhecimento técnico dos Cadeirudos é altissimo. Todos sabem na ponta da língua apresentar o posicionamento da marca, analisar indicadores de performance, share, distribuição… E o consumidor? Todos os cadeirudos têm vários relatórios de pesquisa sobre hábitos e atitudes. Tudo pronto para copy/paste no Power Point. Aliás, os Cadeirudos fazem excelentes apresentações.
Tudo fácil. Tudo na mão.
Desde pequenos aprendemos que quando nos esforçamos para conseguir alguma coisa, aprendemos mais.
Esforço=Conhecimento.
Com a quantidade de informações disponíveis que temos hoje em dia, corremos o risco de saber de tudo um pouco. Talvez muito pouco de tudo.
Cadeirudos, vão às ruas!
Os consumidores estão mais exigentes e estão com o poder. Sua marca precisa se mexer e estar ativa. Você precisa ser a sua marca.
Os Cadeirudos não estão somentes nas empresas. Estão em qualquer lugar. Não seja um deles.
- Tire uma tarde e visite pontos de vendas, para acompanhar o consumidor com um olhar mais crítico.
- A partir da observação do comportamento de compras de consumidores de diversas categorias, você conseguirá entender suas motivações, aspirações e o que é realmente importante para atingí-lo de maneira eficiente.
- Sua longa experiência te permite analisar os dados, mas só vale se você os coletou.
- Converse com seus consumidores.
- Ouça. Mas lembre-se: saber ouvir é muito difícil.
- Não use suas verdades para entender seus consumidores. Derrube seus preconceitos.
- O que é obvio para você, não se aplica para a massa.
- Lembre-se: o consumidor mudou muito nos últimos anos. OK, isso você já sabe. Está em todas as apresentações do Slide Share.
Assim, quando vierem os relatórios de pesquisas contratados, você perceberá que pode economizar tanto dinheiro como o seu tempo. Ainda: seus briefings serão mais fundamentados, suas apresentações mais atraentes, seu planejamento mais consistente, sua marca mais forte e você deixará de ser um Cadeirudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário