segunda-feira, janeiro 10, 2011

Começa a NRF2011

Começou ontem a NRF2011, maior e mais importante evento varejista do mundo. Nas palestras, seminários e exposição estão sendo apresentado, descutido e questionado questões de como o varejo deve se moldar para encarar um novo consumidor e uma nova realidade nesta relação.
O mercado varejista mundial ainda sente os efeitos da crise dos últimos anos. Os 250 maiores varejistas do mundo perderam vendas neste período. Esta realidade afeta diretamente o conteúdo, os temas das palestras e o que é exposto no evento.

Merchandising, novas formas de expor os produtos e design fazem parte do evento, porém o que promete ser o centro das discussões é como o uso de ferramentas mobile se tornarão o principal parceiro do mercado varejista.

Sem dúvida que o mercado mobile americano é bem mais desenvolvido que o brasileiro. Até o final do ano estima-se que 50% dos americanos tenham em suas mãos um smartphone. As oportunidades que aparecem a partir dessa cobertura de aparelhos nas mãos dos consumidores é tentadora. Apesar desta realidade ser bem distante da brasileira, os dados e a movimentação do mercado, mostram um caminho sem volta na relação que o varejo deve ter com o consumidor.

Um ponto fica muito claro: O consumidor quer ter uma relação mais emocional e menos de venda, pura e simples. O consumidor quer um serviço que facilite sua vida e suas escolhas.
Dados apresentados mostram que os consumidores preferem uma experiência de compra que envolva uma interação mobile, porém o mercado varejista ainda está longe deste desejo. Por estar 24 horas na mão do consumidor, as ferramentas mobile são o caminho mais curto para realizar esses desejos, estreitar a relação e gerar vendas.

Todos os dias irei fazer um resumo do que foi apresentado na NRF, com fotos, dados e o meu ponto de vista no que está sendo descutido por aqui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash