quarta-feira, março 14, 2012

Badges virtuais não são suficientes

Quando escrevi o post 4square, 4 What? em 2010, os aplicativos baseados em geolocalização estavam se tornando mais popular, surgiam na época o Foursquare, Gowalla entre outros. Muitos se perguntavam qual seria sua real funcionalidade e aplicação em ações de marketing. Sem dúvida, que a oportunidade de fidelizar consumidores através desta ferramenta se mostrava uma forte possibilidade.
O tempo passou e, como tudo que envolve tecnologia e redes sociais, este cenário já mudou.
Um estudo conduzido pela Forrester mostrou que o conhecimento sobre aplicativos de geolocalização aumentaram, porém o percentual de usuários e sua frequência de utilização permaneceram os mesmos nos últimos dois anos. Aproximadamente 30% dos consumidores pesquisados conhecem os aplicativos, no entanto só 1% utiliza pelo menos 1 vez ao mês.
Só badges virtuais não foram o bastante. Os usuários de Foursquare ou outros aplicativos baseados apenas em geolocalização começaram a perder o interesse, a partir da inclusão desse recurso em redes sociais como Twitter, Facebook, Google Latitude, a própria Apple com o recurso do “Find my friends”. A utilização de redes varejistas incluindo a geolocalização com benefícios reais a seus usuários, mostra para onde segue esta tendência.
O Gowalla foi comprado pelo Facebook e recentemente anunciado o plano de encerrar suas atividades. O Foursquare está mudando seu foco e começando a trabalhar toda sua base de informação criada a partir das dicas e do perfil de uso de seus participantes.
A geolocalização continua servindo como uma importante ferramenta de marketing de relacionamento, porém , a utilização de aplicativos focados somente nesse recurso tende a diminuir. O caminho que está se abrindo é a inclusão da geolocalização dentro de outras propostas mais completas, com benefícios reais e troca de informações que possibilitem uma melhoria dos serviços relacionados.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash