sexta-feira, março 30, 2012

Mudanças de hábitos e a nova Televisão

Quando a internet ganhou estatura e suas redes sociais mostraram sua força, alguns futurólogos previram, precipitadamente, o fim da TV. A história nos mostra que o surgimento de uma nova força de comunicação de massa, na verdade, não substitui a anterior e, sim, convive em sintonia.
O que estamos presenciando neste momento é uma mudança radical de hábitos de consumo, de acesso à informação, de formatos de entretenimento e de comunicação entre as pessoas. A TV que sempre exerceu um papel influenciador fundamental nestes pontos, está tendo que se reinventar.
O mesmo conteúdo que antes era restrito à TV, hoje em dia pode ser consumido em tablets, celulares e computadores. A cultura “multitela” está mudando a forma de nos relacionarmos com a TV. Não é raro perceber a presença destes devices entre o (tele)espectador e a TV. Hoje a TV e a internet estão sendo consumidas juntas e simultaneamente.
Sua reinvenção passa necessariamente pela produção de novos formatos de conteúdo e pela convergência de novas tecnologias aplicadas ao consumo de TV. A partir desta nova forma de consumo, as grandes empresas produtoras de TV, desenvolveram aparelhos integrados com internet, aplicativos e ferramentas de busca. Tornando seu conteúdo cada vez mais personalizado e relevante para sua audiência.
Apesar de sua influência estar sendo compartilhada e de certa forma fragmentada, a força da TV continuará enorme. Isto fica claro nesta série de filmetes sobre o futuro da TV.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash