sexta-feira, julho 12, 2013

Estratégia SOLOMO (Social-Local-Mobile)

“SOLOMO” resume a estratégia de atuação integrada envolvendo o SOcial, LOcalização e MObile que as marcas estão desenvolvendo com cada vez mais frequência e eficiência no varejo. A partir da disseminação do mobile como ferramenta de vendas, o uso das informações geradas pelos aparelhos estão moldando as novas estratégias de atuação.
Segundo dados divulgados pela Monetate, 89,9 milhões de americanos acessaram conteúdo de varejo pelos seus aparelhos em julho do ano passado. Apesar da conversão em vendas ainda ser percentualmente pequena (cerca de 1%), os celulares influenciam de forma decisiva as compras tanto nas lojas físicas como on line.
O fato é que quando o consumidor está perto de uma loja e é estimulado com uma oferta de impulso em seu celular, a chance de conversão é mais alta.

Utilizando-se dessa estratégia, a loja de artigos esportivos Meat Pack da Guatemala, incorporou em seu aplicativo uma ferramenta para “sequestrar” o cliente que estava em uma loja concorrente.
A marca que sempre desenvolveu ações que surpreenderam seus consumidores utilizou a tecnologia de GPS para identificar quando seus consumidores entravam nas lojas da Nike, Adidas ou Puma e disparavam uma oferta com 99% de desconto. Detalhe: a cada segundo o desconto diminuia 1%. Isso fazia com  que o cliente saísse literalmente correndo da loja concorrente para conseguir seu desconto.


O tempo vai dizer se os consumidores vão realmente dividir sua localização para conseguir as melhores ofertas. No entanto, as lojas/marcas de varejo tem uma grande oportunidade de se utilizar desses novos hábitos para desenvolver novas estratégias.   

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