domingo, dezembro 22, 2013

Somos todos idiotas?

Somos.

Não tenho dúvidas.

“A tecnologia está se tornando cada vez melhor mais rapidamente e isso não vai parar. E isso nos traz problemas” afirmou David Baker, ex-editor chefe da Wired em entrevista ao blog Don’t Touch My Moleskine.



Em um primeiro momento nos facilita a vida, nos aproxima de pessoas, nos possibilita ter acesso à informações de forma irrestrita e nos diverte. Porém, o que era novidade está se tornando fixação e começa a ser contestada e este vídeo (iDiots) exemplifica mais uma vez, a forma como nos envolvemos com a tecnologia.

IDIOTS from BLR_VFX on Vimeo.

Bandas de música que pediram aos seus fãs para colocar seus celulares nos bolsos e “aproveitarem o show em 3D” ao vivo, ou uma imagem que ficou bastante conhecida de um restaurante que sinalizou em seu salão que “não temos WI FI, conversem entre vocês”, são exemplos de uma das tendências apontadas em diversos relatórios de comportamento (como o JWTIntelligence) mostram que existe um crescente movimento estimulando o “DESCONECTAR-SE”.


São poucas pessoas que ainda não se incomodaram em uma mesa de jantar com várias usuários com seus smartphones nas mãos e seus sorrisinhos no canto de boca, sem trocar uma palavra pessoalmente. A grande necessidade que criamos  em trocar mensagens, ganhar likes, de mostrar nossas initimidades, divulgar o que estamos comendo ou quão lindo são nossos gatos, está transformando nossas relações, nossa forma de lidar com o outro e o que acontece ao nosso redor.


A contestação destes novos hábitos é natural. A TV já foi e ainda é criticada. Tem aqueles que, por ideologia,  não assistem mais TV. Mas não vivem sem internet. A tecnologia não é uma vilã, longe disso. Porém, é muito difícil imaginar um retrocesso nesses novos hábitos. A tendência é piorar. Devemos aprender a lidar com ela e não esquecer que nada substitui o contato pessoal, o olho no olho, até mesmo o silêncio entre duas pessoas.
Vale a reflexão para iniciarmos 2014.

Materias sobre o tema:

"Esqueça um pouco do celular e melhore suas relações."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash