Desde o começo da minha carreira trabalho e estudo como as pessoas se conectam com as marcas. Como responsável pelo Planejamento e Criação na Future Group este acompanhamento se tornou fundamental para o desenvolvimento de novas ideias com pontos de vistas únicos.
A tecnologia aplicada ao nosso dia a dia e como ela está impactando a relação das marcas com os consumidores é um tema recorrente em meu dia a dia. Acompanha-las e analisa-las é uma motivação para desenvolver propostas onde aplico as diversas tendências em casos práticos e que gerem resultados.
Nova revolução no varejo
Artigo publicado no Mundo do Marketing (19/03/2004)
O mercado de consumo está
encarando diferentes quebras de formatos e processos que foram estabelecidos
nas últimas décadas. O principal personagem está nas mãos dos consumidores e
tem o poder de alterar o status quo do varejo.
Com os smartphones, os
consumidores estão antecipando suas decisões de compras, estão mais informados
(algumas vezes mais do que o próprio vendedor das lojas) e forçando os donos de
negócios de consumo a questionar suas regras de ouro.
Sejam grandes redes varejistas,
com força de investimento para desenvolvimento de pesquisas e relatórios de
perfil de consumo, testando diferentes formatos de vendas e revitalizando seus
negócios, sejam novos modelos que surgem no ambiente digital e migram para o
mundo real, o momento está exigindo o desenvolvimento de novos planos e
iniciativas utilizando o atual poder do consumidor.
Com seus smartphones os
consumidores desafiam a loja o tempo todo. Para desenvolver iniciativas
eficazes, o executivo do setor varejista deve mergulhar no entendimento de como
seu negócio pode ser influenciado pelo mundo mobile. A tecnologia pode
capacitar melhor seus vendedores, alinhar a comunicação com franqueados,
antecipar suas as vendas e influenciar de maneira decisiva seus consumidores.
Separei alguns cases que
servem de inspiração para desenvolver um novo planejamento para marcas e
empresas do setor varejista:
Lâmpadas Inteligentes:
Quando você poderia
imaginar que as lâmpadas do supermercado poderiam ajudar a fazer suas compras?
A Phillips está testando um
aplicativo que, combinado com as suas lâmpadas LED instaladas nas lojas,
ajudará os consumidores a andar e a comprar mais no supermercado.
Ao entrar na loja, as
lâmpadas conectam com o aplicativo localizando o consumidor. A partir desta
interação, é criado um roteiro inteligente (GPS) para as compras, estimulando
não só a compra dos itens da lista do cliente como novas sugestões de
sobremesas, receitas ou descontos de produtos.
Compra on line, retira na loja
Uma das vantagens de se
comprar em lojas físicas é a “gratificação instantânea”.
Isto é, comprou-levou na
hora.
Não tem que esperar a data
da entrega e pagar pelo frete – características do mundo digital.
O Pão de Açucar está
testando um formato de compra semelhante ao que já em operação com sucesso no
mercado americano.
O consumidor realiza a
compra on line e escolhe onde vai retirar suas compras em uma das lojas da
rede.
Aplicativo Netshoes
Aplicativo da Netshoes que
reconhece a marca e o modelo de um tenis que o consumidor experimenta em uma
loja física concorrente.
Gostou do tenis?
É só fotografa-lo para a
oferta Netshoes aparecer na tela do smartphone e já pode fechar a compra.
Com esse recurso, no mínimo
o consumidor terá mais um argumento de negociação com a loja física.
Vitrines Digitais:
São vários exemplos onde um
painel digital instalado em locais de alto fluxo como uma estação de metrô,
reproduzido uma gôndola interativa de supermercado.
No painel são apresentados
produtos onde o consumidor reconhece cada oferta através de fotos ou scan, em
seguida compra o que deseja e o mesmo será entregue em sua casa.
Não havendo a necessidade
da loja física estar aberta ou estar na frente de um computador para fechar a
compra. Um case que se tornou referência foi a ação
realizada
pela
Kate Spade e o Ebay
durante
um mês
em
Nova York, onde
as consumidoras
poderiam
comprar
diretamente
da vitrine as peças
que
desejarem,
24 horas
por
dia
e ter
suas
compras
entregues
em
até
1 hora
(limitado
ao
perímetro
da ilha
de Manhattan).
Veja mais sobre este case aqui:
Kate
Spade’s Window Shopping
Dados Mobile no Varejo
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