segunda-feira, março 24, 2014

Nova revolução no varejo

Desde o começo da minha carreira trabalho e estudo como as pessoas se conectam com as marcas. Como responsável pelo Planejamento e Criação na Future Group este acompanhamento se tornou fundamental para o desenvolvimento de novas ideias com pontos de vistas únicos.
A tecnologia aplicada ao nosso dia a dia e como ela está impactando a relação das marcas com os consumidores é um tema recorrente em meu dia a dia. Acompanha-las e analisa-las é uma motivação para desenvolver propostas onde aplico as diversas tendências em casos práticos e que gerem resultados.

Nova revolução no varejo
Artigo publicado no Mundo do Marketing (19/03/2004)

O mercado de consumo está encarando diferentes quebras de formatos e processos que foram estabelecidos nas últimas décadas. O principal personagem está nas mãos dos consumidores e tem o poder de alterar o status quo do varejo.
Com os smartphones, os consumidores estão antecipando suas decisões de compras, estão mais informados (algumas vezes mais do que o próprio vendedor das lojas) e forçando os donos de negócios de consumo a questionar suas regras de ouro.
Sejam grandes redes varejistas, com força de investimento para desenvolvimento de pesquisas e relatórios de perfil de consumo, testando diferentes formatos de vendas e revitalizando seus negócios, sejam novos modelos que surgem no ambiente digital e migram para o mundo real, o momento está exigindo o desenvolvimento de novos planos e iniciativas utilizando o atual poder do consumidor.
Com seus smartphones os consumidores desafiam a loja o tempo todo. Para desenvolver iniciativas eficazes, o executivo do setor varejista deve mergulhar no entendimento de como seu negócio pode ser influenciado pelo mundo mobile. A tecnologia pode capacitar melhor seus vendedores, alinhar a comunicação com franqueados, antecipar suas as vendas e influenciar de maneira decisiva seus consumidores.
Separei alguns cases que servem de inspiração para desenvolver um novo planejamento para marcas e empresas do setor varejista:

Lâmpadas Inteligentes:
Quando você poderia imaginar que as lâmpadas do supermercado poderiam ajudar a fazer suas compras?
A Phillips está testando um aplicativo que, combinado com as suas lâmpadas LED instaladas nas lojas, ajudará os consumidores a andar e a comprar mais no supermercado.
Ao entrar na loja, as lâmpadas conectam com o aplicativo localizando o consumidor. A partir desta interação, é criado um roteiro inteligente (GPS) para as compras, estimulando não só a compra dos itens da lista do cliente como novas sugestões de sobremesas, receitas ou descontos de produtos.


Compra on line, retira na loja
Uma das vantagens de se comprar em lojas físicas é a “gratificação instantânea”.
Isto é, comprou-levou na hora.
Não tem que esperar a data da entrega e pagar pelo frete – características do mundo digital.
O Pão de Açucar está testando um formato de compra semelhante ao que já em operação com sucesso no mercado americano.
O consumidor realiza a compra on line e escolhe onde vai retirar suas compras em uma das lojas da rede.


Aplicativo Netshoes
Aplicativo da Netshoes que reconhece a marca e o modelo de um tenis que o consumidor experimenta em uma loja física concorrente.
Gostou do tenis?
É só fotografa-lo para a oferta Netshoes aparecer na tela do smartphone e já pode fechar a compra.
Com esse recurso, no mínimo o consumidor terá mais um argumento de negociação com a loja física. 



Vitrines Digitais:
São vários exemplos onde um painel digital instalado em locais de alto fluxo como uma estação de metrô, reproduzido uma gôndola interativa de supermercado.
No painel são apresentados produtos onde o consumidor reconhece cada oferta através de fotos ou scan, em seguida compra o que deseja e o mesmo será entregue em sua casa.
Não havendo a necessidade da loja física estar aberta ou estar na frente de um computador para fechar a compra. Um case que se tornou referência foi a ação realizada pela Kate Spade e o Ebay durante um mês em Nova York, onde as consumidoras poderiam comprar diretamente da vitrine as peças que desejarem, 24 horas por dia e ter suas compras entregues em até 1 hora (limitado ao perímetro da ilha de Manhattan).

Veja mais sobre este case aqui: Kate Spade’s Window Shopping


Dados Mobile no Varejo

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