Uma das oportunidades geradas por momentos
como estamos vivendo na economia brasileira, é estimular o pensamento de como
criar novas formas do seu negócio chegar até o consumidor. Se está difícil dele
entrar na sua loja, porque não sua loja ir até ele?
Os novos consumidores de hoje em dia querem
tudo do seu jeito, na hora, no momento e da forma que desejam. Os millennials,
essa geração mimada pela tecnologia, quer que suas marcas preferidas atuem “on
demand” ou sob demanda. São mimados e poderosos. Hoje os millennials são mais
de 80 milhões de jovens com um poder de compra anual que chega aos 200 bilhões
de dolares, segundo o jornal americano Washington Post.
A variedade de novos serviços que estão
sendo criados para atender esse novo hábito, está transformando o que até então
entendemos por conveniência. O conceito de conveniência que iniciou décadas
atrás com novos formatos de loja (menores, com sortimento adequado à região e
com serviço diferenciado), evoluiu quando se tornou mais fácil comprar tudo sem
sair de casa pelo e-commerce e o se amplificou quando a forma de comprar e receber
o produto se tornou quase que instantâneo. A conveniência ampliada se
materializa em uma compra sob demanda, como querem nossos millennials.
A ideia básica é tornar fácil e imeditada qualquer
um obter produtos e, por que não, serviços complementares ao seu produto. A
tecnologia, cumpre um papel facilitador, mas só funciona quando está atrelada à
um bom controle de distribuição e gerenciamento de estoques, sendo capaz de
solucionar problemas e desejos que os consumidores tem e ainda não sabe como
resolve-los. A pergunta que os gestores de negócio devem ser fazer é a
seguinte: “O que meus consumidores desejam demais e que nós ainda não estamos
prontos para resolver?”
No
mercado americano, onde ninguém tem tempo para mais nada, serviços sob demanda
tem ganhado cada vez mais adeptos. Todos os grandes players digitais, como a
Amazon Prime, o Google Express, que “entrega mais tempo livre”, e mais
recentemente o UBER Eats que usa seus motoristas para fazer entrega de
comida, apostam na força da conveniência
ampliada apoiada em uma grande estratégia de distribuição. Faz tempo que essa
estratégia de entrega instantânea se tornou o investimento de marketing dessas
empresas. A novidade é que marcas de produtos de consumo estão adotando essa
estratégia. A Budweiser lançou o BudLight Button, um aplicativo que com um só
toque providencia a entrega da quantidade de cerveja que o consumidor quer,
quase que instantaneamente. Para o lançamento, a empresa ainda surpreendeu seus
clientes com alguns brindes da marca e prometeu que poderia até “entregar “ um
DJ com equipamento completo para animar a festa. Com o serviço ainda restrito à
Washington D.C., o projeto foi desenvolvido em parceria com a Klink, empresa
especializada em entregas rápidas, garantindo que a cerveja seja entregue em
até uma hora após o pedido.
Já a Fetch Coffee promete entregar seu café
preferido do Starbucks na porta da sua casa no horário que você agendar. O
serviço funciona a partir de uma assinatura mensal de U$45 e da programação de
entrega feita pelo cliente no site. O entregador deixa na porta de sua casa uma
garrafa térmica com o café solicitado e manda uma mensagem de texto avisando
que chegou. Não precisa nem tirar as
pantufas dos pés para ter seu Starbucks. Fácil não é?
Equalizar com excelência a instantaneidade
é que torna este negócio diferenciado. Neste processo, talvez a parte mais
fácil seja o desenvolvimento da ferramenta de tecnologia. O equilíbrio perfeito
entre o controle de estoques com a capacidade de distribuição é que faz a
diferença. A expectativa criada no consumidor é tão alta que, qualquer atraso ou
falta de estoque depois do pedido feito, gera uma grande frustração.
Um ponto importante deve ser ressaltado: O
fato da conveniência ampliada estar se tornando cada vez mais forte, não
substitui ou invalida os demais esforços de tornar a vida do consumidor mais
fácil. Exemplo claro é o fortalecimento das lojas (físicas) de proximidade.
Resumindo o Conceito de Conveniência
Ampliada:
- - Os consumidores mudaram seus
hábitos e querem uma gratificação instantânea.
- - Faça a pergunta: “O que meus
consumidores desejam demais e que nós ainda não estamos prontos para resolver?”
- - A tecnologia facilita o
processo de realizar os pedidos de compra, mas não é só isso.
- - Controlar de estoques com a
distribuição é crítico para o sucesso da operação
- - Se prometer, cumpra. Se puder,
surpreenda.
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