Na semana passada aconteceu em Las Vegas a
NACs Show, maior evento de postos de combustíveis e lojas de conveniência no
mundo. Através de diversas palestras e uma gigantesca feira de exposições,
foram apresentados cases e tendências do mercado de lojas de conveniência que,
assim como todo o varejo, está passando por uma grande transformação. O NACs
Show mostrou que o portfólio de produtos e serviços das lojas de conveniência estão
ampliando e suas estratégias cada vez mais focadas em atender um perfil de
consumidor mais diversificado, não só focado no motorista que vai abastecer,
mas também em diferentes ocasiões de consumo.
Ao invés de buscar por produtos, o novo
“consumidor de conveniência” está à procura de um local onde encontrará
soluções. Algumas necessidades básicas, como abastecer e comprar alguma coisa
para beliscar, continuam a existir. Porém aumentaram as expectativas de como a
loja deve oferecer e encantar o consumidor. Essas mudanças de expectativas
estão estimulando o crescimento da categoria. O foodservice cresceu 4,4% no
mercado americano e a abordagem junto aos Millennials tornou-se
importantísssimo. Por serem jovens e com alto poder de compra, todo o varejo quer
chegar até os Millennials, que ainda são exigentes na entrega das soluções e apresentam
baixa fidelidade aos serviços que utilizam.
Ser uma loja limpa, segura e rápida já é o
esperado por seus frequentadores e hoje, devem provocar algo além disso. A
partir deste cenário, ampliou-se a definição do que é uma loja de conveniência.
Afinal, onde você poderia encontrar loja com um auto-serviço rápido, ao mesmo
tempo com um serviço assistido com produtos frescos, combinando com uma forma
personalizada e customizada para levar produtos para serem consumido em casa?
As lojas de conveniência estão se tornando
um formato único no varejo e a oportunidade de captar esse momento é investindo
pessoas, produtos e produtividade. Aliás, uma das palestras mais concorridas
foi a de revisão de processos para tornar a operação da loja mais leve e eficiente.
Extremamente relevante para a realidade brasileira.
Mix
Renovado com Produtos Frescos
As lojas de conveniência continuam sendo um
ponto central para quem quer ganhar tempo e comer algo rápido. No entanto , a
preocupação com a saudabilidade e a busca por produtos saudáveis cresce a cada
dia. Esta foi definitivamente a pauta principal da NACs. Na Grande Palestra de
abertura oficial do evento, foram apresentados as iniciativas que promovem uma melhor
alimentação dos americanos. Esse caminho não é uma tendência, mas uma
estratégia de longo prazo. A conveniência cumpre este papel fundamental para
estimular e facilitar o consumo de comidas saudáveis. O slogan “Escolha
Saudável. Escolha fácil” é totalmente pertinente ao negócio da conveniência.
Dentro da estratégia de facilitar e
estimular o consumo de produtos saudáveis, foram apresentados e discutidos a
importância de se desenvolver toda a cadeia com o mesmo foco. Transformar as
lojas de conveniência em um destino para aqueles que procuram por produtos frescos
inicia no produtor, passando pela distribuição, chegando até a exposição na
gôndola. Os consumidores continuam desejando alguma coisa para beliscar e eles
irão consumir o que estiver com acesso mais fácil. Que seja opção mais
saudável!
Como o conceito de lojas de conveniência é
muito maior que somente atrelada aos postos de combustíveis, novas
oportunidades de conveniência saudável surgem dentro de lojas de proximidades,
farmácias, escolas, hospitais, hotéis, aeroportos e até em food trucks.
Integração
Pista – Loja de Conveniência
Um dos maiores desejos dos operadores de
postos de combustíveis é converter o maior número possível do fluxo de
consumidores que abastecem os carros e em compra dentro das lojas de
conveniência.
Este caminho está sendo encurtado através
da tecnologia. Nos últimos anos as bombas de combustíveis ganharam inteligência
e integração com as lojas e hoje, através de aplicativos móveis, essa ligação incluiu
o consumidor no processo.
Foram diversos exemplos que encontramos na
feira. Hoje o consumidor pode utilizar aplicativos de comparação de preços on
line e em tempo real dos postos que estão próximos e ainda receber a orientação
de como chegar em menos tempo até o posto com o menor preço.
Nos EUA, a maioria dos postos não contam
com o frentista para auxiliar no abastecimento, abrindo a oportunidade para os
aplicativos desenvolver o papel de conexão e de realizar esse serviço. Através
do celular, o cliente se conecta à bomba, escolhe a quantidade de combustível e
libera o abastecimento. Enquanto isso ocorre, surgem na palma da mão, sugestões
de consumo de produtos que estão dentro da loja. O cliente escolhe e paga via
celular, o sistema é integrado com o caixa da loja e ele retira o produto
escolhido mostrando o comprovante de pagamento no interior da loja.
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