quinta-feira, fevereiro 04, 2016

NRF 2016 - Hershey's e a Estratégia da Indústria indo ao varejo

A organização do NRF Big Show está ampliando cada vez mais a oportunidade da indústria, que está indo para o varejo, dividir suas experiências e estratégias.
Michele Buck, presidente da Hershey Company dos EUA, uma indústria que responde por 80 marcas e fatura anualmente mais de U$7 bilhões, apresentou a estratégia da empresa para atuar no varejo.
Começaram o planejamento a partir de insights e conhecimento de todo mercado de “snacking”, apesar de suas principais marcas concentrarem-se em confeitos e chocolates. Analisaram todos os grupos de lojas, hábitos de compras até o nível do CEP dos shoppers. Inevitavelmente os Millennials exercem grande poder neste mercado. Uma característica muito particular dos Millennials, mas que se aplica a todos nós que vivemos no mundo moderno de hoje, é a ”Atenção Fragmentada“. Nós dividimos a nossa atenção com nossos celulares, pouco prestamos atenção às mensagens publicitárias ou estímulos dentro das lojas. Temos inclusive a dificuldade de estar junto e prestar atenção no outro.
A partir desse entendimento construiu sua estratégia baseada em readequação do portfólio e sortimento de suas lojas, marketing e relacionamento com o varejo.

 

As pesquisas identificaram que os shoppers procuram opções mais saudáveis para saciar uma vontade de comer algo enquanto não almoça ou antes do jantar (termo em inglês: snacking). Buscam ainda facilidade e simplicidade para se informarem sobre o que estão comendo. Com esse insight, a Hershey desenvolveu novos produtos ricos em proteína e comunicaram de maneira diferenciada nas embalagens.

Outro dado levantado foi que ano após ano, o volume de pessoas passando pelas lojas americanas vem caindo nos feriados de final de ano. A justificativa, até então, era que um ano fez muito frio, outro ano fez muito calor, mas nunca era a mudança de hábito do consumidor. A estratégia de PDV desenvolvida pela Hershey se baseou em implementar uma execução no PDV que criasse novas e envolventes experiências e que seduzisse o consumidor que entra em suas lojas. Incluindo uma estratégia de produtos de impulso, com design e posicionamento dentro das lojas.

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