segunda-feira, março 07, 2016

Especial Estratégia de Canais - Atacados

Empresas de produtos de consumo buscam sempre desenvolver uma estratégia eficiente de atuação em canais. Porém, estamos passando por um momento único na história do varejo, onde os novos hábitos de compra estão transformando os tradicionais canais e estimulando o surgimento de novos formatos de lojas. 
Tudo começa pelo shopper, aquele personagem fundamental que sempre realizou a compra na sua loja e que sempre decidiu o que iria comprar na frente da prateleira. Isso é passado. Ele mudou e não mudou hoje. A tecnologia, que está em todo lugar, facilitou tanto a sua vida, tornou tão fácil a comparação de preço, ganhou agilidade na “compra com um clique”, e que hoje está avançando para entregas quase que imediata das mercadorias, acostumou tão bem o shopper, que ele está buscando essa facilidade do mundo digital no mundo físico através de uma palavra: conveniência. A busca pela conveniência, aliada ao equilíbrio do preço cobrado, está impactando diretamente as características dos canais tradicionais do varejo. Você conhece o novo atacado? Como os hipermercados estão reagindo a esse movimento? O que são as lojas de proximidade? As lojas de conveniência não são mais as mesmas e você precisa entender no que elas se transformaram. Quais as oportunidades das farmácias no novo varejo?
Separei cada post por canal. Este primeiro é sobre Atacados.
Veja todos os posts aqui.
Atacado
Para aqueles que acompanham de perto o desenvolvimento deste canal, percebe que está havendo uma transformação principalmente em função do perfil de quem está visitando suas lojas - e aqui vale uma ressalva sobre o momento econômico que estamos vivendo no País. Comer fora de casa foi um dos hábitos que o consumidor brasileiro mudou nos últimos dezoito meses. Quando o cinto apertou, o brasileiro diminuiu a pizza de todos os domingos e, para economizar, começou a ficar mais em casa, já que temos hoje novas alternativas de entretenimento sem sair do domicílio. O que isso impacta no atacado? 
Os principais clientes do atacado sempre foram os “transformadores”, isto é, pizzarias, restaurantes e pequenos negócios de alimentação fora do lar que compravam em função do preço mais acessível que esse canal oferece. O shopper brasileiro, atento a essa oportunidade, passou a fazer compras nos atacados. As famílias e amigos se organizam para fazer compras planejadas de produtos para abastecer o mês inteiro e no final da compra, dividem a conta. Pela redução de compra das pessoas jurídicas e o crescimento das pessoas físicas, em algumas lojas, o percentual de participação já está equilibrado em 50%. 
Não é à toa que este canal vem crescendo nos últimos meses e o atacado está se transformando em atacarejo (atacado + varejo) por força do novo consumidor. Como todo crescimento é  doído, este canal está tendo que rever sua operação de sua loja, a gestão de seus funcionários e o sortimento oferecido, para atender melhor um cliente que tem um tíquete médio menor que um transformador e que tem exigências distintas, sem deixar de atender bem seu cliente de maior volume.
Atualização: 
Matéria do Jornal da Band mostrando o movimento de "compras coletivas"dos consumidores motivadas pelo melhor preço dos Atacados.
http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2016/03/04/15788635-visando-economizar-brasileiros-fazem-compras-coletivas.html


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