Os números da China são incríveis. Seja na super população
consumidora com 1,4 Bilhões de pessoas, seja na velocidade que transformou de
uma sociedade comunista na maior classe média consumista do mundo em apenas 10
anos.
Só com gastos digitais, a China aumentou 32% ao ano nos
últimos cinco anos – estão crescendo o equivalente a um mercado digital francês
por ano.
Os investimentos em pesquisa e educação permitem que a China seja o país que mais avançou
no ranking global de inovação. O mercado digital chinês deu origem a um
ambiente empresarial que faz com que o Vale do Silício ficasse para trás. Em
maio de 2017, quase metade dos 63 unicórnios da China atingiu suas avaliações
de US $ 1 bilhão em dois anos de fundação, em comparação com apenas 10 desses
exemplos nos EUA.
O We Chat que faz parte do ecossistema da Tencent, como foi
apresentado na reportagem da TV Mercado&Consumo, rivaliza com outro
ecossistema poderoso: O Alibaba alcançou metade dos consumidores online do país
em nove anos, sendo que a Amazon levou 14 anos para alcançar o mesmo nos EUA. O
Alipay, o maior provedor de pagamentos móveis chinês, atingiu 50% de penetração
no país em quatro anos, um nível que nenhum dos fornecedores de pagamentos
online dos EUA atingiu ainda.
Quem pensa que por ser uma cultura e língua muito diferente
da nossa, não irá nos impactar, está muito enganado. A China já é hoje o
principal parceiro comercial do Brasil, ocupando o espaço que foi durante 80
anos dos EUA.
Os hábitos digitais influenciam diretamente o mundo físico.
Depois que nos acostumamos a encerrar uma compra em um clique, não temos mais
paciência para enfrentar filas ou enfrentar problemas com troco – muitos
chineses não lembram o que significa troco em moedas. A partir do momento que
buscamos em diferentes telas todas as informações sobre os produtos que nos
interessam, não queremos perder tempo com funcionários que tem pouca ou nenhuma
informação apurada sobre o produto.
O mundo digital, na verdade o mundo contemporâneo, é pequeno,
próximo e íntimo. Buscar inspirações, direcionamento e referencias em uma
sociedade que está mais madura que nossa, pode nos servir de alavanca para
crescimento inovador e sustentável. A China é logo Ali.
Fonte: Mercado e Consumo https://www.mercadoeconsumo.com.br/2018/08/12/a-china-e-logo-ali/
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