terça-feira, março 08, 2016

Especial Estratégia de Canais - Hipermercados

Esta é uma séria de artigos que desenvolvi envolvendo as mudanças de comportamento do consumidor que impactam na estratégia de canais. 
Separei cada post por canal. Este é sobre Supermercados. Amanhã será sobre Lojas de Proximidade. 
Veja todos aqui.
A busca pela conveniência, aliada ao equilíbrio do preço cobrado, está impactando diretamente as características dos canais tradicionais do varejo. Você conhece o novo atacado? Como os hipermercados estão reagindo a esse movimento? O que são as lojas de proximidade? As lojas de conveniência não são mais as mesmas e você precisa entender no que elas se transformaram. Quais as oportunidades das farmácias no novo varejo?
Hipermercado
Fazer compras em hipermercado já não seduz mais o shopper como ocorria antes. Grandes lojas, longos corredores, centenas de opções de produtos e em uma loja em que o shopper faz tudo sozinho. Apesar de bons preços, definitivamente essas características não combinam com conveniência. O consumidor sabe disso e os hipermercados estão passando por um momento delicado de revisão do seu modelo para torná-lo mais ágil e mais moderno para atender o novo shopper. A busca por eficiência e produtividade das suas operações é constante, assim como a rentabilidade dos milhares de metros quadrados de suas lojas. 
O Carrefour, por exemplo, está incorporando novos serviços em suas lojas (através do real estate) e na França, já estão em testes algumas soluções tecnológicas para ajudar o shopper quando passa pelas suas gôndolas. O WalMart, no Brasil, está mudando a estratégia de “preço baixo todo dia”, para ação de promoções de preço em períodos específicos. Já o Extra está revitalizando suas lojas, revendo o sortimento e incluindo também prestação de serviços.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash