Esta é uma séria de artigos que desenvolvi envolvendo as mudanças de comportamento do consumidor que impactam na estratégia de canais.
Separei cada post por canal. Este é sobre Supermercados. Amanhã será sobre Lojas de Proximidade.
Veja todos aqui.
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A busca pela conveniência, aliada ao equilíbrio do preço cobrado, está impactando diretamente as características dos canais tradicionais do varejo. Você conhece o novo atacado? Como os hipermercados estão reagindo a esse movimento? O que são as lojas de proximidade? As lojas de conveniência não são mais as mesmas e você precisa entender no que elas se transformaram. Quais as oportunidades das farmácias no novo varejo?
Hipermercado
Fazer compras em hipermercado já não seduz
mais o shopper como ocorria antes. Grandes lojas, longos corredores, centenas
de opções de produtos e em uma loja em que o shopper faz tudo sozinho. Apesar
de bons preços, definitivamente essas características não combinam com
conveniência. O consumidor sabe disso e os hipermercados estão passando por um
momento delicado de revisão do seu modelo para torná-lo mais ágil e mais
moderno para atender o novo shopper. A busca por eficiência e produtividade das
suas operações é constante, assim como a rentabilidade dos milhares de metros
quadrados de suas lojas.
O Carrefour, por
exemplo, está incorporando novos serviços em suas lojas (através do real
estate) e na França, já estão em testes algumas soluções tecnológicas para
ajudar o shopper quando passa pelas suas gôndolas. O WalMart, no Brasil, está
mudando a estratégia de “preço baixo todo dia”, para ação de promoções de preço
em períodos específicos. Já o Extra está revitalizando suas lojas, revendo o
sortimento e incluindo também prestação de serviços.
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