Esta é uma séria de artigos que desenvolvi envolvendo as mudanças de comportamento do consumidor que impactam na estratégia de canais.
Separei cada post por canal. Este é sobre Lojas de Proximidade.
Amanhã será sobre Lojas de Conveniência.
Veja todos aqui.
Amanhã será sobre Lojas de Conveniência.
Veja todos aqui.
A busca pela conveniência, aliada ao equilíbrio do preço cobrado, está impactando diretamente as características dos canais tradicionais do varejo. Você conhece o novo atacado? Como os hipermercados estão reagindo a esse movimento? O que são as lojas de proximidade? As lojas de conveniência não são mais as mesmas e você precisa entender no que elas se transformaram. Quais as oportunidades das farmácias no novo varejo?
Lojas de Proximidade (ou de vizinhança)
As grandes empresas
proprietárias de redes de hipermercado não estão paradas. Sabendo da
dificuldade de mobilidade urbana, aliada à busca pela conveniência, redes como
Carrefour e CBD estão investindo pesado no desenvolvimento das lojas de
proximidade, ou as chamadas lojas de vizinhança. São lojas menores que um
supermercado, que concorrem diretamente com a lojinha de bairro, com a vantagem
de ter suas compras centralizadas e com todo o know how do grande varejo.
Atenta a esse
movimento, a rede Dia% anunciou a expansão de mais de 250 lojas e a inclusão de
novos serviços como açougue, frios fatiados e pão fresco.
As lojas de
proximidade têm um sortimento adequado à área de influência da loja e uma
quantidade restrita de funcionários por loja, o que facilita o treinamento,
melhorando o nível de serviço oferecido.
Como fica mais conveniente
para o shopper encontrar o que procura, como o nível de atendimento, é melhor
que um auto-serviço: o cliente se permite pagar mais por esse serviço.
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