Para todos aqueles que buscam criar uma relação duradoura e
saudável com seus clientes, a Zappos sempre surge como uma grande inspiração.
Durante os últimos 20 anos, a empresa varejista de sapatos e roupas on line, vem
construindo relações pessoais com seus clientes, resolvendo seus problemas, tornando-se
benchmarking global quando nos referimos a sonhada “experiência do cliente”. Uma
pena que os consumidores brasileiros não tem a oportunidade de vivenciar a
experiência Zappos, mas com certeza a cultura focada no cliente e a gestão da
empresa já serviu de inspiração para muitos negócios brasileiros.
O princípio fundamental da Zappos é criar um contato pessoal
e emocional com seus clientes. Essa cultura ganhou corpo com seu CEO, Tony
Hsieh, que se aposentou nessa semana. Com certeza a cultura centrada no cliente
será seu grande legado na Zappos - e por consequência na Amazon, que adquiriu a
empresa em 2009, por US$1,2 bi.
O legado da Experiência do Cliente deixado por Hsieh nos
inspira e serve de exemplo para todo e qualquer negócio que envolve relações de
consumo. A história de sucesso da Zappos passa pela área de Atendimento ao Cliente
(fundamental na construção da marca), passando pelo desenvolvimento de uma
forte Cultura e o constante treinamento e desenvolvimento de funcionários (que
acabou levando à criação da Equipe de Fonte de Informações).
Pilares da Zappos:
1) Defina seus Valores Fundamentais:
Comece de dentro para fora e dissemine de cima para baixo. Se
você tem uma cultura corporativa forte, formada por pessoas que têm um objetivo
comum, os valores fundamentais da sua empresa se desenvolverão naturalmente.
Administrar sua empresa com base na cultura e nos valores fundamentais ajuda a
criar alinhamento entre os funcionários, a partir do exemplo da alta gestão.
Se a cultura estiver certa, um excelente atendimento ao
cliente se desenvolverá naturalmente a partir dela.
2) Treine seus líderes:
Segundo Simon Sinek em seu best seller “Comece pelo Porque”
existe uma clara diferença entre ser líder e liderar:
“Ser líder significa que você tem o posto mais alto na
hierarquia, seja por tê-lo conquistado, por sorte ou por ter manobrado na
política interna. Liderar, no entanto, significa que outros o seguem
voluntariamente”.
Na Zappos, a principal função dos líderes não é tomar todas
as decisões pela equipe, mas fornecer recursos para ajudar e envolver os
funcionários, e confiar que eles encontrarão a maneira de fazer seu trabalho. Todas
as equipes são treinadas para serem auto organizadas onde os indivíduos
trabalham com autonomia, capazes de solucionarem os problemas dos clientes, para
as equipes se concentrarem nas pessoas. Todos os funcionários podem acessar o
mesmo treinamento, pois qualquer pessoa pode se tornar líder em qualquer
projeto. Eles têm menos líderes que as empresas tradicionais, pois têm menos
níveis de hierarquia.
3) Promova o engajamento dos funcionários:
O ativo mais importante da Zappos são suas pessoas. Seus
escritórios e políticas são feitos para torná-los felizes, e assim, eles farão
seus clientes felizes também.
Eles não contratam pessoas talentosas e as motivam, eles
contratam pessoas alinhadas com seus valores fundamentais e as inspiram.
Ao contratar, seguem a máxima: “Não contratamos pela
competência, contratamos pela postura. Competências sempre podem ser
aprendidas”. A Zappos aprendeu que, ao identificarem os valores essenciais
da empresa e contratar a partir deles e vivê-los verdadeiramente; a equipe fará
o melhor trabalho e fornecerá a melhor experiência ao cliente.
Um dos grandes aprendizados: Demoram para contratar de
acordo com a sua cultura e demitem rapidamente pela falta de alinhamento com ela.
4) Mantenha o foco em impressionar o cliente:
Este é seu valor número 1 e os ajuda a alinhar toda a
organização em torno de uma missão: Fornecer o melhor serviço ao cliente
possível. A filosofia da empresa há muito tempo é: “Zappos.com é uma empresa
de serviços que, por acaso, vende sapatos”.
A Zappos foi uma das primeiras centrais de atendimento a dar
aos funcionários liberdade para fazer o que fosse necessário para satisfazer os
clientes. Criando uma ótima impressão pelo telefone, eles aumentam a
publicidade boca a boca e aumentam o valor da vida útil do cliente – o famoso
Life Time Value. Para isso, os atendentes são orientados a aprofundar o diálogo
com quem liga para a sua central de relacionamento, sem a pressão de cumprir um
rigoroso TMA (tempo médio de atendimento). Algo similar é feito pela Disney ao
incentivar seus funcionários a criar os “momentos mágicos” no dia de seus
visitantes
5) Procure novas ideias de negócios em todos os lugares
A Zappos acredita que os funcionários têm a melhor
sensibilidade sobre a necessidades dos clientes e identificação das mudanças
necessárias para atendê-las. A empresa criou um canal aberto para captar muitas
ideias dos funcionários para desenvolver novos negócios ao portfólio.
Sem dúvidas que estes são pilares inspiradores e fundamentais
para construir e perpetuar a cultura centrada no cliente em qualquer
organização. Pilares que não devem ficar restritos à uma área e sim,
disseminados por todos os departamentos e áreas que impactam na experiência do
cliente.
Sobre a Zappos
Texto inspirado pela matéria da Forbes.com
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