quinta-feira, março 25, 2010

4square, 4 what?

Como já postei aqui no blog, a geolocalização é a mais nova febre nas redes sociais. Existem vários serviços de localização como o Gowalla, Loopt e o Foursquare lançado há um ano e que hoje tem a maior cobertura e está sendo considerado o novo Twitter – ninguém entendia como funcionava e se tornou uma revolução na forma de nos relacionarmos.

O que é o Foursquare:

Uma rede social que permite amigos dividirem com outros o local onde cada um está naquele momento ou onde ele vai frequentemente.
Como toda rede social, o mais importante é compartilhar informações pessoais. Neste caso o principal assunto é sua localização. Mas não é só isso, a partir de “check ins” feitos nos lugares (venues), uma série dicas e recomendações sobre serviços ou locais são registradas. Você pode saber a opinião de quem foi em determinado restaurante, como é o serviço ou qual prato é mais recomendado por exemplo.

Exposição X Segurança

Muitos questionam que divulgando sua localização, as pessoas se expõem diminuindo sua segurança. A relação exposição X segurança quem gerencia é o próprio usuário. Ninguém é obrigado a divulgar cada passo dado. Cada um escolhe onde quer fazer o check in e para quem vai divulga-lo – para o Twitter, Facebook ou só seus contatos do Foursquare.

Badges – Recompensas virtuais

Para tornar a brincadeira mais viciante, o Foursquare desenvolveu badges que você recebe de acordo com a frequência que você realiza o check in em determindado lugar ou de acordo com o perfil de lugares. Como STATUS é que move as redes sociais, quem tem mais badges, se destaca. De olho nisso, algumas empresas já começaram a desenvolver badges especiais para ações promocionais.

Ações Promocionais

Starbucks e Marc Jacobs são dois exemplos bem recentes de que forma a associação com o Foursquare pode gerar tráfego para suas lojas e criar novos formatos promocionais.
Nos dois casos foram desenvolvidos badges especiais e quanto mais as pessoas frequentavam suas lojas, os badges eram liberados. A recompensa virtual é um caminho para a premiação real, a exemplo da ação da empresa de moda.
Ações como essas podem ser desenvolvidas para gerar tráfego nas lojas, promover a venda de um produto específico, estimular o check in em determinados momentos do dia, captar novos clientes ou aumentar as visitas dos mesmos.

Tamanho do Mercado e Cobertura

Seja pelo conhecimento do aplicativo ou pela cobertura de smartphones, a penetração ainda é baixa. De qualquer forma a tendência é que a participação aumente em ritmo acelerado.
O Foursquare divulgou na semana passada que em 10 dias adicionou quase 100 mil novos participantes, totalizando mais que 500 mil no total.
No Brasil ainda temos poucos dados. A análise feita pelo Buzz Volume "com base em 641 checkins do Foursquare feitos no Brasil em duas semanas revela que 55% deles ocorreram em São Paulo.
Os 45% restantes provêm de cidades como Rio de Janeiro (2.ª maior participação), Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Niterói."

Nos EUA, Nova Iorque é a principal cidade, conforme a tabela abaixo.



Mobile

Como seu uso é feito prioritariamente via celular, esta ferramenta pode alcançar o consumidor onde ele está e no momento mais próximo da compra. Aliás, aplicativos com mapas estão se tornando cada vez mais importantes no segmento mobile. O problema é cada consulta nos mapas consome muita bateria e quem tem iPhone sabe o problema que isso representa.


O título deste post foi dado apartir de um tweet do @letsvamos. Espero ter respondido essa pergunta e criado a curiosidade em conhecer mais!

Um comentário:

Vany disse...

Yeahhh, é este o espírito da coisa mesmo! E tá bombando lá fora. Mais que isso, foursquare + vídeo = imagina o poder disso! O Youtube já é a segunda maior rede de busca lá fora, Van Beeck, ou o mundo se ajeita de vez - e isso em turismo no Brasil será uma verdadeira escola ou muito estebelecimento comercial vai para o escambau geral - ou só vai sobrar para quem for muito profissa! :O) #prontofalei

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

dash